Arca da Aliança em Apocalipse

Texto de referência:
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva. (Apc. 11:18)

Que seja p/ a Glória de Cristo Jesus, amém!

Olá irmãos
Certa vez li um artigo dizendo que Cristo, ao derramar seu precioso sangue na cruz do Calvário, pagava pelo pecado do homem, porquanto seu sangue, ao derramar-se de sobre a cruz, caia até a “Arca da Aliança” – que estava depositada pelos judeus, desde os tempos de Jeremias, bem abaixo de sua cruz, numa caverna que estava a seis metros de profundidade do solo, onde ficava o “Lugar da Caveira”, onde Cristo houvera sido crucificado….

E isso me intrigou sobremaneira….
Portando, gostaria de exclamar:::
JAMAIS CONCORDARIA COM ISSO!!!

Jamais… jamais que o pecado só pudera ser verdadeiramente pago, caso Cristo derramasse seu precioso sangue sobre referida Arca da Aliança! (lado oeste da arca).
Isso não existe!
É uma fantasia! como poderiam pensar assim?!!!

Bom, voltemos ao início:
Deus diz assim a Adão: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore que está no meio do jardim, árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás nem tocarás, porque no dia em que o fizerdes, certamente morrerás.

Esse é o fundamento de toda a PAGA DOS PECADOS!
A morte do homem!

A morte do ser humano para pagar sua dívida do pecado! e nada mais!
Nenhum ritual se necessita existir!!!!!
Nem tampouco deve ser isso feito diante do trono de Deus!

Aliás, o pecado (o pecado dos homens) se dera nesta terra e sobre a terra, num lugar qualquer.
E, é sobre ela que o pecado deveria e poderia ser também pago por alguém, aliás, por que o Verbo de Deus teve que se fazer carne, vir ao mundo dos homens, nascendo como tal… crescendo e vivendo como homem, para por fim, pagar o pecado dos homens ????

Ora, se fosse necessário pagar pelo pecado diante do trono de Deus (digo isso c/ relação a Arca da Aliança) por que então Jesus desceu do céu para pagá-lo???
Mas, de novo digo: não há ritual imposto por Deus para que o homem Adão pagasse pelo seu pecado, senão sua morte.

E o pecado se ocorrera nalgum lugar no jardim do Éden, ou melhor, ocorreu-se no centro do jardim.
Mas não era requerido por Deus que o homem o pagasse também naquele único lugar!

Senão que, em qualquer lugar da terra que o homem morresse (porque ela fora-lhe dada por inteiro) e não somente no Éden, que já nem mais era Éden algum (porquanto o paraíso já deixara-se de ser), mas em qualquer parte na face da terra que o homem morresse, ele estaria a pagar pelo seu pecado!

Mas alguém poderá dizer: mas na lei, a paga dos pecados não requereria uma série de rituais para se pagar pelos pecados?
– Sim!

E mesmo assim, não os pagava a todos, senão apenas alguns de uma pequena lista, aliás, somente os pecados mais leves cometidos. E tudo isso era apenas sombra, a lei era apenas um Aio, uma serva a cumprir determinada missão e guarda, até que nos viesse o Amo: a Verdade!

O Autor e Dono de todas as coisas: Cristo!

Na lei foi providenciado um substituto ao homem para morrer por seus pecados: os cordeiros de um ano!
E, se sacrificavam dois cordeiros continuamente todos os dias: tarde e manhã (em sacrifício contínuo) pelos pecados.

Sangue de bodes e cordeiros para pagar pelos pecados do homem Adão – sendo que, Deus, determinara no Éden, no princípio, que caso o homem pecasse, ele, ele é quem deveria morrer pelo seu pecado, e, jamais os cordeiros e os bodes.

Então temos:
o Filho de Deus se fez homem, e nasce como tal – da descendência da Abraão, unicamente para pagar, como homem, pelo pecado do homem – essa é a EXPIAÇÃO ÚNICA!

E Cristo nasceu entre os homens, como homem; cresceu e viveu entre eles, sendo sujeito a seus pais, até o dia em que se havia de manifestar-se a Israel, como o Messias esperado a muito.

E o Senhor vive sua vida imaculado, puro, e mais sublime do que os céus! (Heb. 7:26) 
E, AQUELE que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que NELE fôssemos feitos justiça de Deus.

E quando o Senhor conduz o seu próprio corpo de homem, idêntico em tudo ao nosso (exceto, é claro, que não cometera pecado embora o Seu Corpo era sujeito ao pecado – mas antes disso, Seu Corpo era sujeito a Si Mesmo, pois Ele é Senhor de tudo, imagina então, do próprio corpo?) e o crava na cruz do Calvário (a seu Deus e Pai) mas sem pecado: então se cumpre o que o Senhor o diz na cruz: PAI, ESTÁ CONSUMADO, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO! AMÉM!!!

Eis a REDENÇÃO do GÊNERO HUMANO realizada POR CRISTO JESUS!
Essa é a PAGA DOS PECADOS!
E a REDENÇÃO do GÊNERO HUMANO!

A morte: a morte do homem sem misericórdia alguma para pagar pelos seus pecados! 
E a VITÓRIA do ser humano (do gênero humano) sobre o mal e Satanás!
E Cristo assim os pagou! 
E Cristo assim os venceu!

E coube-se essa tarefa de matá-lo SEM MISERICÓRDIA ALGUMA, aos homens e também ao Diabo, que se tornara senhor dos homens….

E Cristo os pagou! e pagou com toda a sua vida de homem e com toda a sua morte também de homem, derramando seu precioso sangue até a morte para a paga dos pecados, sem ter conhecido o pecado!
Amém!

Foi assim que o Senhor VENCERA o pecado! – pois não pecara jamais!!!! vencendo como homem o pecado!

Foi assim que o Senhor também VENCERA o Diabo – pois durante toda a SUA vida de homem, jamais que Satanás obtivera sobre SI (sobre seu corpo de homem) um milímetro sequer de vitória em todos os ÂMBITOS e ESFERAS de tentações, sejam quais forem, nas quais ELE jamais pôde ser VENCIDO pelo mal (pelo Diabo)….!!!!!!

Foi também assim que o Senhor VENCERA o mal: todo o MAL com o SEU BEM, vivendo a vida de homem como homem até a sua morte sem pecado sobre a cruz!

E foi também da mesma forma que o Senhor vencera a própria MORTE, após nascer, crescer e viver a vida de homem por +- 33 anos até por fim, como homem morrer, sem pecado, pelo homem – quando a própria morte – incapaz de reter AQUELE que jamais ter cometera pecado – não podendo então ser retido, ressuscita ao terceiro dia de sua morte!
Amém!

Assim então: Quem seria a Verdadeira Arca da Aliança visualizada no céu em Apocalipse 11:19 ???

Acaso poderia ser a aquela (Arca do Concerto) feita de madeira de Acácia, por Moisés, e coberta de ouro por dentro e por fora, contendo dentro de si, as tábuas do testemunho, a vara de Arão e uma pequena porção do maná que alimentou por 40 anos os filhos de Israel no deserto?!

Não creio!!!
Jamais!

Cristo! Cristo é a única verdade!
Cristo é a Verdadeira Arca da Aliança – ALIANÇA ETERNA feita eternamente entre Deus e os homens!

E tudo o que o Senhor fez, jamais se necessitou dos rituais ou práticas realizadas pelos sacerdotes levitas na Lei para que Sua vituperosa e gloriosa missão se respaldasse neles, conforme se fazia no santuário com o sangue de bodes e cordeiros… Amém!

Portanto, jamais que o Precioso Sangue de Cristo precisasse da sobra da lei em cair por sobre quaisquer objetos da mesma (no caso, a Arca da Aliança) para que fosse, por Deus Pai aceito em nosso favor, por causa da Lei.

Aliás, as tábuas da lei que eram depositadas na Arca testificavam era contra nós, pois somos todos incapazes de cumprir a lei. 

E houveram várias prefiguras na Lei que eram apontavam ao Filho de Deus entre nós e por nós.

Por exemplo, os sacerdotes levitas (e Arão, o sumo sacerdote) eram uma representação do Verdadeiro Sumo Sacerdote que nos havia de vir: Cristo Jesus!

Melquisedeque (aquele que recebera até dízimos de Levi (porque Levi ainda estava nos lombos de Abraão, quando este pagava dízimo a Melquisedeque! (Livro de Hebreus)

A serpente de metal que Moisés fizera no deserto, na qual quem, ao ser picado pelas serpentes venenosas, em olhando-a, não morreria.

O maná que descia do céu para manutenção da vida aos israelitas, no deserto, também era uma representação ao Pão da Vida que desceu do céu, dando vida aos homens: Cristo!

Os cordeiros todos que eram imolados na Lei ininterruptamente para paga dos pecados também eram uma representação do Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo: Cristo Jesus!

Moisés – que fora fiel em toda a sua casa, e um guia para os israelitas em busca da Terra Prometida também era uma representação do LEGISLADOR de Israel: Cristo!  (Gen. 49:10 – Sal. 67:7 – Sal. 108:8 – Is. 33:22 – Tg. 4:12)

E, a mesma Arca da Aliança – um objeto de madeira de cetim coberto de ouro por dentro e por fora, com dois querubins por cima, de frente um do outro c/ as asas tocando-se entre si, era e é também, apenas mais uma das muitas figuras que, na lei representavam o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; e o ÚNICO MEDIADOR entre Deus e os homens: portanto ELE, e só Ele, e nada mais que Ele, é, foi, e sempre será a VERDADEIRA E ÚNICA ARCA DA ALIANÇA – entre DEUS E OS HOMENS.

Portanto está dito: disse Jesus:
“Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida, e ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo. 14:6)

Ora, ora, se Cristo é o CAMINHO, a VERDADE, e a VIDA, e ninguém vai ao Pai, senão por Ele.
Quem seria a verdadeira ARCA DA ALIANÇA (Arca do Concerto) entre DEUS e os HOMENS vista no céu – e não na terra – em Apocalipse 11 ????

– Acaso seria um artefato de madeira de acácia coberto de ouro por dentro e por fora que continha as tábuas da lei e o maná e a vara de Arão ????

Mas, em que sentido a ARCA DA ALIANÇA nos uniria a nosso Deus, sendo que os próprios mandamentos da lei, por exemplo, os 10 mandamentos (que continham as tábuas da lei) os quais testificam contra nós, que somos todos transgressores da lei, e não temos capacidade alguma de viver vida íntegra, sem quebrantarmos tal lei???

Acaso os mandamentos da lei nos une a Deus ou nos acusam diante de Deus ????
Ora, ora, eles apenas nos acusam!
E não podem nos auxiliar jamais!

Eles nos acusam, e mesmo que os cumpramos, eles não são capazes de nos justificar!
Ou seja, por eu não matar, não roubar, não adulterar, essas práticas (de se não matar, não se roubar, não se adulterar) não me justificaria jamais pela Lei perante a Deus!

E, o ÚNICO, único a me justificar: perante a meu Deus e perante a Lei, é CRISTO JESUS: meu Senhor!
Ele sim, é a propiciação dos pecados!
E a Verdadeira Aliança entre Deus e os homens, conforme diz:

Efésios 2.15
“Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,” (Ef. 2:15)

Ele sim, é a Verdadeira Arca da Aliança!
Aliança essa fundamentada no sangue de aliança eterna:

Hebreus 13.20
“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,

Um abraço e paz!

Artigo anterior

O CORPO DE CRISTO

Próximo artigo  >

O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE