Daniel 7 - os 10 reis e o anticristo

Diagrama:

  • 1º animal       –                    Leão c/ asas                    –     Babilônia  –   (Dan. 7:4)
  • 2º animal       –                           Urso                           –     Medos e Persas  –   (Dan. 7:5)
  • 3º animal       –   Leopardo c/ 4 asas e 4 cabeças    –     Império Grego  –   (Dan. 7:6)
  • 4º animal       –             Terrível e espantoso             –     Roma   –    (Dan. 7:7)
  • 10 chifres       –          10 pontas  (após Roma)          –    10 reis que se levantam de Roma
  • 1 chifre pequeno  –          11ª ponta  (após as 10)           –    Anticristo    –    (Dan. 7:8)

Há cerca de 500 anos antes de Cristo, no tempo do império Babilônico, no primeiro ano de reinado de Belsazar (filho de Nabucodonosor, rei da Babilônia) estando os judeus cativos na Babilônia e Jerusalém destruída, com inúmeros outros judeus dispersos noutras nações; entre os cativos na Babilônia, havia um profeta de Deus chamado Daniel. 

E teve este Daniel sonhos e visões na sua cama acerca do futuro do mundo e dos impérios mundiais.  
E viu-se na visão 4 ventos que sopravam no mar grande, e viu-se subindo do mar grande, 4 animais.
Estes animais simbolizam 4 grandes governos mundiais desde o tempo de Daniel, desde a Babilônia até os nossos dias.

O primeiro animal era como um leão e tinha asas de água.
E esse leão subia bem alto, até que lhe foram arrancadas as asas e levantado da terra, e posto em pé como homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 
O leão representa Nabucodonosor (e a Babilônia), e a soberba de Nabucodonosor, e como Deus o humilharia, fazendo-o passar 7 anos vivendo como um animal, ao fim dos quais, ele clama a Deus e o Senhor lhe ouve, restituindo-lhe o reino e concede-lhe um coração humilde, coração de homem. 

O segundo animal a subir do Mar Grande era um urso c/ três costelas na boca. O urso representa o império que vem após Babilônia, os Medos-Persas.

O terceiro animal a subir do Mar Grande era um leopardo com 4 cabeças e 4 asas.  As 4 asas faziam c/ que esse animal voasse muito rápido. Alexandre, o Grande, o primeiro rei do Império Grego, conquistaria grande parte no mundo então conhecido, em apenas 10 anos, o que é muito depressa. E as 4 cabeças indicam que o império Grego se dividiria em 4 reinos (por 4 generais de Alexandre).

O quarto animal a subir do Mar Grande não tinha aparência conhecida; era terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro, e devorava e fazia em pedaços, e pisava a pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres

Estando Daniel a considerar os 10 chifres, eis que, depois desses surgia um outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas

E Daniel continuou olhando nas suas visões, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.  Daniel 7:1-9

Bom, a Bíblia já nos deixa cientes quanto aos impérios passados: Babilônia, Medos e Persas, e Grécia, sobre os quais não há muita divergência no entendimento no meio cristão. 
Então partiremos do 4º animal (4º reino desde Babilônia): Roma.

– Daniel 7:23 
 “Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços”.  
Creio que todos concordam se tratar de Roma.

Daniel 7:24 – “E, quanto às 10 pontas, daquele mesmo reino [ou seja, de Roma] se levantarão 10 reis e depois deles se levantará outro [rei], o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a 3 reis. 

Aí temos uma questão:
Quanto tempo durou o Império Romano? Acaso ele acabou-se no século V, passando-se o poder a outro povo, outra nação a partir de então?
Não!

Nos impérios anteriores (Babilônia, Medos e Persas, e Grécia) o que demarcava o fim de um império e o conseqüente levante de outro, era a transição de poder e domínio a outro povo. 
Exemplo, se Babilônia dominasse até Cristo, seria um só império e não três. 

Então, o que caracteriza a alternância do império é a transição de poder a outro povo, e não a mudança nas formas de governo que determinado império assume. E é o que se ocorreu com Roma! Pois ela dominou desde a época de Cristo até o século XV (no oriente – chamado Império Bizantino) e século XVI no ocidente com a Igreja Católica Romana (que não passou de ser o mesmo império romano). Apesar de, como império, ter sofrido ataques, derrotas e variações de governo; contudo era romano: o mesmo povo, mesma língua (latim – no ocidente), mesma cultura e até a mesma capital. 

Ou seja, o domínio não passou-se a outro povo. Apenas sofreu alterações na sua forma de governo. E só caiu verdadeiramente, no oriente no século XV (1453) com a tomada de Constantinopla pelos turcos; e no ocidente, o domínio declinou-se somente mediante a infiltração da Reforma Protestante, século XVI (1517). 

Com isso, toda a Europa e os países submetidos ao domínio romano (tanto pela parte oriental, até a Rússia, por exemplo; quanto na parte ocidental, dominados pela Igreja Católica Apostólica Romana) foram-se libertando um a um (tanto na questão de poder secular quanto nos dogmas, que era o que os mantinha cativos). Depois desse período é que começa-se a levantar-se (da própria Roma), como diz a profecia, os 10 reis. (Daniel 7:24) 

E a profecia não diz que os 10 chifres (reis) se levantariam juntos numa mesma hora, num só momento; ela diz apenas que de Roma se levantariam 10 pontas (chifres)Hoje podemos ver mais claramente, como de Roma (4º império da visão, após Babilônia) se levantaram os 10 reis da profecia; eles se levantaram de Roma (e não contra Roma). Daniel 7:24 

Por exemplo, o domínio romano que se estendeu desde a época de Cristo até a Idade Média, após sua queda; após ruir-se verdadeiramente o império romano tanto no oriente quanto no ocidente, é que começou-se então a se levantarem os 10 reis da profecia (países), como por exemplo: 

Inglaterra, França,  
EUA, Rússia,  
Alemanha, Japão
China, Índia
Paquistão (talvez Turquia) e o próprio Israel

E digo: se levantaram (se levantarão); porque além de serem importantes no atual cenário mundial, também oito desses 10 países detém armas nucleares – enquanto os  dois (que não a têm) possuem muita história, influência, poder, tecnologia etc. Então, isso explica o termo: “se levantarão” – que significa erguer-se, tornar-se grande, elevar-se em potência mundial.  Que é uma das priodades da visão, abordar as potênciasmundiais.

Ora, vemos a história e a profecia: o “se levantarão” (do 4º império) ocorre-se com o passar do tempo e após ruir-se de vez o quarto império da visãoRoma; e após se haver também muita disputa entre vários países; desde à época da Colonização (quando também se dava a queda romana) muitos países que se tornaram colonizadores (parecendo-se levantar) na verdade não o fazem, como é o caso de Portugal, Espanha, Holanda.

Como também ocorreu-se na Primeira e Segunda Guerra Mundial, quando o mundo esteve envolto numa ferrenha batalha na disputa por poder; no entanto, em tal disputa, muitos que países (que em época) não se envolveram nem puderam se envolver, hoje despontam como países poderosos – que é o caso da China, Índia, Paquistão e o próprio Estado de ISRAEL (que nasce após a 2ª Guerra Mundial – 1948) e todos esses possuem até armas nucleares.

Então, conforme a profecia: 10 reis haveriam de se levantar do 4º império da visão: Roma (e não contra Roma) como ocorreu-se a povos bárbaros que invadem Roma em 476 d.C. – que além de se levantarem (guerreando) contra Roma (a profecia não diz assim), tampouco se levantaram (se ergueram) dela (a profecia assim o diz) “daquele mesmo reino se levantarão 10 reis“. 

Eis a profecia: 
“E, quanto às 10 pontas, daquele mesmo reino (ou seja, de Roma) se levantarão 10 reis e depois deles se levantará outro (rei), o qual será, diferente dos primeiros, e abaterá a 3 reis.” Daniel 7:24 

Agora voltemos novamente à história; após a queda de Constantinopla mediante aos otomanos, o império romano no oriente verdadeiramente termina-se; e no ocidente, a Igreja Católica Romana (poder romano) que dominara fortemente a Europa também vem a cair-se devido à Reforma Protestante, ainda que bem lentamente, país por país – conforme a Reforma se alastrava. 

Podemos ver algo similar no império grego; após a morte de Alexandre Magno, o império grego dividiu-se em quatro partes, e, apesar de divididos e algumas vezes contrários entre si, a ponto de guerrearem, contudo era o império grego (e não outro). 

O mesmo se ocorre ao império romano; divide-se, muda-se sua forma de governo, sofre alterações, derrotas, porém era o poder romano, isso até o século XVI. A partir de então vai ruindo-se, até se abrir caminho para que os 10 reis (10 países) referidos na profecia se levantassem, de Roma

E ainda que alguns países não se erguessem diretamente de Roma, como é o caso dos EUA, Japão, China, Índia, Paquistão (que Roma jamais conquistara), contudo sua forma de governo é oriunda dos países, que de Roma se levantaram: 

No ocidente, a Inglaterra com seu pioneirismo tem-se a Revolução Puritana, Revolução Gloriosa (século XVII), e depois a Revolução Industrial (século XVIII), das quais nasce-se o Capitalismo, para depois alcançar o restante do mundo (a Independência Americana, a Constituição americana: a primeira nação democrática no mundo) a Revolução Francesa, etc.  E no oriente, na Rússia, tem-se a Revolução Russa, e o nascer-se do Comunismo (o regime de governo mais duro que o mundo até então conheceu). 

E hoje, nenhum dos países no mundo segue mais aquele velho estilo de governo que sempre predominou-se desde os primórdios da humanidade: a monarquia, o reinado, o absolutismo; todos, sem exceção seguem uma dessas duas formas de governo  (ou a mistura de ambas) que existem hoje, os quais se levantaram do império romano (tanto na parte ocidental quanto oriental) e que surgiram após o declínio do império romano p/ se levantarem os 10 reis (potências) da profecia. 

Nesses dois países: Inglaterra e Rússia; é que surgiram: o Capitalismo (com sua democracia e liberdade jamais vistas na humanidade), e o Comunismo (com sua extrema ditadura): uma referência direta ao barro e o ferro – que compõem os pés na estátua em Daniel 2

Nunca na história humana havia existido tais formas de governo. Até o século XVII e XVIII o mundo era totalmente outro, vindo a transformar-se de regimes monarcas e absolutistas para o capitalismo e o comunismoE a ciência multiplicou-se exponencialmente. 

Podemos fazer uma referência à profecia de Daniel 2, em que os pés da estátua eram de ferro e barro. Ora, enquanto os pés da estátua eram de ferro e barro, alguns impérios anteriores se comparavam ao ouro (Babilônia), à prata (Medos e Persas), ao cobre (Grécia) e ao ferro (Roma). 

E as características descritas na profecia quanto ao ferro eram: 
“E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços.” (Dan. 2:40) 

Ou seja, segundo a profecia, o que caracteriza-se a ser um império de ferro é a sua forma de governo: dura, de imposição, pela força (pela espada); esmiuçando, quebrando, fazendo em pedaços, e pisoteando a pés o que sobeja. Isso é o ferro, isto foi Roma. (Dan. 7:7)

E hoje, qual seria o governo de ferro em nossos dias?
Será que existe? Qual seria o império duro como o ferro nos nossos dias? 
A Resposta: O Comunismo

Aliás, esse poderia dar aulas de dureza ao império romano. Enquanto Roma se sustinha dos escravos dos povos conquistados; o comunismo se susteve dos escravizados de seu próprio povo, nos chamados GULAGS (campos de concentração soviéticos) que submetia o próprio povo a trabalhos forçados sob condições penosas e sub-humanas em campos de concentração, na maioria das vezes até a morte! 

Isso sem falar nas cotas de extermínio que o império mantinha a cada mês (p/ manter se o temor e o poder). O comunismo não só proibia a liberdade física, como também a religiosa e a de expressão. Ou seja, até a liberdade de crença se proibia sob pena de morte. Quanto a sua ditadura todos sabemos, não é a toa que o mundo intitulara de “a cortina de ferro“. 

E o barro?
Qual seria o
governo de Barro ( da estátua de Daniel 2 ) em nossos dias ? Por outro lado, o governo de barro que inicia-se na Revolução Puritana e Revolução Gloriosa na Inglaterra; e a Revolução Industrial (como também Revolução Francesa); em que era deposto o absolutismo, a monarquia, país por país, dando lugar ao que chamamos hoje de: Democracia, CapitalismoOnde todos possuem liberdade, democracia, liberdade até para se opor ao chefe de Estado.  Nunca antes se viu na história da humanidade regime semelhante ! 

Então, é nesse cenário, num império dividido, demarcado por leis extremamente opostas é que se haveriam de levantar os 10 reis da profecia. E então diz: “depois deles [dos 10 reis] se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá três reis. (Dn. 7:24) 

E analisando sobre os 10 reis (países) mais poderosos e influentes no mundo hoje, quais deles poderiam ser mais odiados pelo anticristo (a ponta que se há de levantar) a ponto de serem destruídos? 
Resposta: Um deles é Israel  (Luc. 21:20) 

Isso implica também EUA e Inglaterra, pois como se poderia invadir Israel sem passar primeiro pelos EUA e Inglaterra? Não são eles os grandes dominadores? E não é a Inglaterra um império já a tempos? E os EUA não são “um” com ela?

Quanto ao anticristo, diz dele “é uma ponta mui pequena“, a qual ponta mui pequena se engrandecerá e há de destruir os “poderosos” e o povo santo. (Dan. 8:24)  A propósito, quem são os poderosos?

E também diz dele: “e abaterá 3 reis”. (Dan. 7:24c) Também diz o Apocalipse que a besta destruirá a Grande Babilônia. E os EUA preenchem todos os requisitos de ser tal Grande Babilônia. Então, a ponta pequena, o anticristo, a se levantar abaterá 3 das 10 primeiras pontas

E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei e eles serão entregues na sua mão por 1 tempo, e tempos, e metade de um tempo.” – ou seja, três anos e meio. (Dn. 7:25)

– “Mas o juízo estabelecer-se-á, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim. E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo: o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.” (Daniel 7:26-27)

( última alteração – 22/05/2018 )

<  Estudo anterior

QUEM DETÉM O ANTICRISTO ?

Próximo estudo  >

DANIEL  8

28 comentários em “Daniel 7”

  1. Good day! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting fed up of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.|

    Responder
  2. This design is wicked! You definitely know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

    Responder
  3. Alguns estudos cronologicos defendem que coincide perfeitamente com o batismo de Jesus em 29 d.C.), e sua morte (33 d.C) e do fim da exclusividade aos judeus como sendo “o povo de Deus “, ou “o povo que detem a verdade ” dando inicio a era da pregacao do Evangelho ( Brit Hadasha )(nova alianca) aos povos estrangeiros ( gentios ) de todo o mundo, ou seja, como a profecia diz que se refere somente ao povo hebreu haveria uma “pausa” justamente com o surgimento da nova alianca e surgimento do povo cristao reiniciando a profecia somente apos o arrebatamento do povo cristao, quando entao Deus iria finalizar seu juizo somente com o povo judeu na ultima semana de numero 70. Outras interpretacoes cristas adicionando Daniel 7:13 (afirma que o messias, exaltado diante de Deus chamado “Filho do homem”, em hebraico No capitulo 9, Daniel diz que o anjo Gabriel lhe apareceu em resposta a sua oracao e fez uma proclamacao em relacao ao calendario de eventos importantes no futuro do Povo de Israel. O livro biblico de Daniel capitulo 9 e versiculos 24 a 27 diz

    Responder
  4. A lot of of what you assert happens to be astonishingly legitimate and that makes me wonder why I had not looked at this with this light before. Your piece truly did switch the light on for me as far as this specific topic goes. Nonetheless there is just one issue I am not necessarily too comfortable with so whilst I try to reconcile that with the actual central idea of your position, permit me observe what all the rest of your readers have to say.Nicely done.

    Responder
  5. Great – I should definitely pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all tabs and related info ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, web site theme . a tones way for your client to communicate. Nice task..

    Responder
  6. Thank you a lot for providing individuals with an extremely nice possiblity to read in detail from here. It’s usually very kind and packed with fun for me and my office co-workers to search the blog on the least three times a week to study the new stuff you have. And of course, I’m so actually happy with all the magnificent creative concepts you serve. Selected 1 areas in this post are basically the most impressive we’ve had.

    Responder
  7. I’m extremely inspired along with your writing abilities and also with the layout to your blog. Is that this a paid theme or did you modify it yourself? Anyway keep up the nice high quality writing, it is uncommon to see a great weblog like this one these days..

    Responder
  8. I and my friends were taking note of the excellent guidelines found on your site and so then came up with an awful suspicion I had not thanked the web blog owner for them. All the young boys were definitely for that reason very interested to read through all of them and already have pretty much been using them. Many thanks for turning out to be simply thoughtful and for deciding upon this sort of superior things millions of individuals are really desperate to discover. My very own honest regret for not expressing appreciation to you sooner.

    Responder
  9. Good day! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I really enjoy reading through your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that go over the same topics? Thanks for your time!

    Responder

Deixe um comentário