Daniel 12 - Apocalipse 12

O que vem a ser o capítulo 12 de Daniel ?

– Um complemento e aprofundamento a Daniel 11 (e Daniel 8) tendo como resultado o Apocalipse 12.

Daniel 12 é seqüência ao capítulo anterior (Daniel 10 e 11) e fazem parte da mesma visão; e, ao mesmo tempo, é continuidade a eventos desencadeados em Daniel 8, resultando-se e concluindo-se nos eventos mostrados no Apocalipse 12: a saber, a batalha entre as hostes espirituais nas regiões celestes, batalha essa que resulta-se na destituição ao Diabo, expulsando-o (junto a seus anjos) do céu para a face da terra.

Porém, Daniel 12 requer um estudo à parte. Por isso trataremos mais especificamente neste estudo e o capítulo se inicia assim:

“E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.” (Dan. 12:1)

Por favor, atentemos:
naquele tempo” se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo”

Ora, que “tempo” é esse (que se refere o capítulo 12 de Daniel) no qual tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, em que haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo?

Resposta?
– É o tempo no qual (Daniel 11) diz
“E sairão a ele uns braços que profanarão o santuário e a fortaleza e tirarão o contínuo sacrifício estabelecendo a transgressão assoladora.” (Dan. 11:31)

Ou seja, é o tempo da transgressão assoladora! (de Daniel 11:31)
E é também o tempo da transgressão assoladora! (de Daniel 8:13)
E o que se ocorre nesse tempo da transgressão assoladora, conforme Daniel 11 ?

Nesse tempo diz:
“E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas. E os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia cairão pela espada, e pelo fogo, e pelo cativeiro, e pelo roubo, por muitos dias. E, caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro; mas muitos se ajuntarão a eles com lisonjas. E alguns dos entendidos cairão, para serem provados, purificados, e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda para o tempo determinado.” (Dan. 11:32-35)

Neste tempo diz:
“E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.” (Dan.  11:36)

Neste tempo diz:
“E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá.” (Dan. 11:37)

E o que mais se ocorre no tempo da transgressão assoladora?
Cristo diz em Mateus 24:
“Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;” (Mat. 24:15)
“Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” (Mat. 24:21)

Em suma:
O tempo da transgressão assoladora de Daniel 11 (e identificado em Daniel 12 – como tempo de angústia qual nunca houve desde que houve nação até aquele tempo – e no qual se levantará Miguel, o grande príncipe – é o período da Grande Tribulação alertada por Cristo em Mateus 24/Marcos 13/Lucas 21

Esse é o tempo quando Miguel, o grande príncipe se levanta. Levante esse, que é visualizado no Apocalipse 12, quando diz:

Apocalipse 12:
“E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”. (Apc. 12:7-17)

Quem é a Mulher Gloriosa no Apocalipse 12?

“E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.” (Apc. 12:1)

 No princípio, quando houve a queda do homem (Gen. 3:1-7), Satanás através do pecado subjugou o homem, ou seja, o homem fora vencido por Satanás.  E como dita:
Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo”. (II Ped. 2:19b)  E mais: o homem tornou-se inimigo de Deus, e íntimo e “amigo” de Satanás. (Jo. 8:44a)

Então o Senhor Deus diz a Satanás em Gêneses 3:15:
 “E suscitarei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

Vemos que o Senhor diz que poria inimizade entre a mulher (Criação) e Satanás (pois se tornaram íntimos, amigos). E entre a semente da mulher e a semente de Satanás. E que a semente da mulher, isto é (o Filho do homem/Filho de Deus): Cristo haveria de ferir a Satanás na sua cabeça, enquanto Satanás o feria no calcanhar.

Esta mulher, com a qual o Senhor Deus lhe haverua de pôr em inimizade contra Satanás é a mesma mulher gloriosa, que é vista no céu por João no Apocalipse 12, quando diz: 
“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça”. (Apc. 12:1)

Podemos ver que o apóstolo São João não viu a mulher, como que generalizando toda a raça humana, mas viu “umamulher, ou seja, aquela mulher, com a qual, o Senhor disse fazê-la inimiga de Satanás, e vencedora (porque antes, devido ao pecado, todos os filhos de Adão fizeram-se íntimos dele), isto é: os filhos de Deus dentre os homens, ou a igreja de Cristo, ou a noiva do Cordeiro (lembrando que, os santos na antiguidade também formam esta mulher, pois todos formamos seu corpo, embora eles, sem nós, não são aperfeiçoados). (Heb. 11:40)

Em Apocalipse diz mais: 
“E a mulher estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz”. (Apc. 12:2)

Creio que tal gravidez e gemido represente o gemido de toda a criatura de Deus, principalmente dos filhos de Deus que ansiavam quebrantados e desesperados pelo dia em que o Filho de Deus pudesse visitar Sua criação, como se fosse também parte da mesma, para poder remi-la, tirá-la dos grilhões e jugo de Satanás, conforme diz Romanos:

“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”. (Rom. 8:22-23)

Como bem diz também uma música cristã:
…o mundo espera em pecado e em pranto; mas Ele surgiu, e a alma deu valor; em esperança o mundo enfim exulta… Um novo dia de glória amanheceu…” Aleluia!

E, a semente da mulher que haveria de ferir a cabeça da serpente (Satanás) é:
“E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono”. (Apc. 12:5 – Salmos 2) 

O Deus Altíssimo havia de gerar da mulher, uma semente que fosse capaz de, na forma de homem:
Vencer o pecado!
Vencer a Satanás
!
E vencer a morte! Aleluia! Graças e Glórias ao Filho de Deus! Amém!

Este foi, ou melhor, este é o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, que na forma de homem, nascido de mulher, na carne, e sob a lei, em tudo foi tentado, mas sem pecado, o qual não cometeu pecado nem se achou engano em sua boca. (I Ped. 2:22 – Is. 53:9b)

Ele foi tentado, provado, massacrado e completamente moído, por causa das nossas transgressões, mas não pecou!  E venceu, com Seu Bem todo o mal de Satanás… todo o mal dos homens… e todo o restante de mal! Aleluia! Glórias ao Filho de Deus!

O Senhor Deus gerou um varão que reverteu todas as obras de Satanás, nos homens, criação de Deus, como diz: “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz”. (Ef. 2:15 – I Jo. 3:8b)

E através da ressurreição do Senhor Jesus, aqueles que O cressem pudessem também ser ressuscitados junto a Cristo, e em espírito estarem livres da escravidão do pecado, como diz o Senhor:
“Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (Jo.8:36)

E outra vez:
“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”. “Portanto se já ressuscitastes com Cristo buscai as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado”. (Gal.3:27; Col.3:1)
Novamente: 
“E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial”. Amém! (I Cor.15:49) 

O Grande Dragão de 7 cabeças de Apocalipse 12

Diz o texto bíblico:
“E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.” (Apc. 12:3-4)

Ora, a visão primeiramente mostra “uma mulher (aquela que o Altíssimo a faria inimiga da serpente – e da qual se originaria a Semente p/ ferir-lhe a cabeça) já plenanão em formação (não na sua origem, e não destituída da glória de Deus) mas, na plenitude, e nas regiões celestiais, ou seja, em seu estado final, espiritual e pleno; destacando também a sua vitória sobre a mesma serpente (através da sua semente, claro) por isso a visão contrasta-os): e, de destituída e trevas qual era, para a luz, e nas regiões celestiais em Cristo Jesus.

E, essa mesma Mulher (prometida pelo Altíssimo) e vista agora gloriosa nas regiões celestiais, estava grávida e c/ dores de parto e com ânsias de dar a luz (porque desde que fora prometida à criação esta semente vindoura, pelo Altíssimo Deus, a mesma passou a manifestar suas dores de parto).

E mostra também o grande dragão de 7 cabeças e dez chifres (que é antiga serpente de Gêneses, e Satanás e o Diabo) nas mesmas regiões celestes (onde sempre esteve).

E esse grande dragão (estando nas nas mesmas regiões celestes onde a mulher também se encontrava) depara-se diante da mulher, para que dando ela à luz, seu filho, ele lho tragasse. Isso se dá por meio de Herodes (rei da Judéia) quando mandava matar em Belém e em seus contornos, todos os meninos de 2 anos e para baixo, a ver se matava também o menino Jesus.

“Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.” (Mat. 2:16)

 E a mulher que dera a luz a um filho varão (o qual há de reger todas as nações c/ vara de ferro – Salmos 2); após dar a luz a seu filho, esse é arrebatado para Deus e para o seu trono: a Ressurreição de Cristo.

Assim, o filho da mulher gloriosa de Apocalipse 12 é a semente à mulher em Gêneses 3:15: é Cristo; a prometida Semente à mulher (por isso mesmo o Senhor se intitula: que é “o Filho do homem”) o qual haveria de ser ferido no seu calcanhar, enquanto feria a serpente na cabeça.

Esses eventos todos se cumpriram (se cumprem) sem uma ordem cronológica declarada, e sem um período de tempo manifesto; apenas se cumprem!

Porém, diz depois o texto assim:

Apocalipse 12:7-10
“E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.”

Aqui já há declaração no período; pois, o mesmo grande dragão – que até então se via no céu (no capítulo 12 de Apocalipse) no mesmo capítulo passa – após tal batalha – a não mais se ver no céu!
Assim, essa batalha já se enquadra num tempo específico, encaixando-se à profecia em Daniel 12 – exatamente no tempo da grande angústia – quando diz:

“E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro”.

E esse tempo de grande angústia também (em Daniel 12) também se vê (no Apocalipse 12) quando é dito:

“Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” (Apc. 12:12)

Em suma
O período da transgressão assoladora de Daniel 8 e 11 é também o mesmo período da grande angústia de Daniel 12, que é também o período da grande tribulação alertada por Ccristo em Mateus 24/Marcos 13/Lucas 21, que é também o mesmo período da grande ira de Satanás no Apocalipse 12 após sua queda do céu à terra, na qual o Apocalipse 12 ADVERTE assim:
Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo

O qual, após esse episódio (batalha das hostes espirituais nas regiões celestiais e sua queda junto a seus anjos) passa, desde então, a perseguir pessoalmente a todos os crentes em Cristo Jesus nestes difíceis dias. Amém! (Apc. 12:13)

 Então irmãos, é neste mesmo período – que se dá o levante de Miguel, o grande príncipe – e que também há essa batalha das hostes espirituais, da qual batalha, e em resultado dela, o Diabo e seus anjos são literalmente expulsos das regiões celestes e lançados à terra.

E tanto o grande dragão de 7 cabeças e 10 chifres (no Apocalipse 12), ou seja, o Diabo e Satanás
quanto também o
chifre mui pequeno (em Daniel 8); isto é, o anticristo são tidos como causadores  da mesma AÇÃO: a queda de um terço (das estrelas do céu à terra): ou seja, a queda do exército celestial (um terço) à terra e o seu pisoteio: eis os textos que nos mostram isso:

 “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra…” (Apc. 12:4a) o grande dragão: Satanás.
“E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou.” (Dan. 12:10) o chifre mui pequeno: o anticristo.

É também em mesma época que o Apocalipse 12:6 diz: 

“E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

E diz: 
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” (Apc. 12:9-10)

E mais: 
“E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. (Apc. 12:13-17)

Conclusão:

Qual é o tempo no qual é precipitado na terra o grande dragão de 7 cabeças (após ter sido expulso das regiões celestes, onde se encontrava) e passa desde então (pessoalmente) a perseguir a mulher, a qual foge ao deserto, onde é sustentada, no Apocalipse 12?

Esse será o tempo mais horrível da humanidade, é o período da Grande Tribulação alertada por Cristo – no qual Satanás e todos os seus anjos serão expulsos das regiões celestes e precipitados na terra; e, ele (Satanás, não mais nos céus, mas pessoalmente, aqui na terra) e o anticristo e também a besta (besta que sobe do abismo) é que encabeçam neste mundo o poder nesse tempo, governando-o por 42 meses (1290 dias – Dan. 12:11), marcando os homens com o sinal da besta, 666, na testa ou na mão direita e requerendo dos mesmos total crença e adoração!
Amém!

( última alteração – 07/09/2020 )

<  Estudo anterior

DANIEL 11

Próximo estudo  >

AS VISÕES DE DANIEL

27 comentários em “Daniel 12 – Apocalipse 12”

    • Olá
      Muito obrigado pelo elogio.
      Deus abençoe, e se houverem questões e/ou dúvidas quanto aos assuntos e estudos escatológicos, por favor nos comunique que teremos imenso prazer em procurar respostar!

      Abraços e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja contogo!
      Amém!

      Responder
  1. I keep listening to the news bulletin speak about getting boundless online grant applications so I have been looking around for the most excellent site to get one. Could you advise me please, where could i acquire some?

    Responder
  2. I’ve been exploring for a little for any high quality articles or weblog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this website. Studying this information So i’m happy to exhibit that I have a very just right uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I so much certainly will make sure to do not forget this web site and give it a look on a constant basis.

    Responder
  3. Great – I should certainly pronounce, impressed with your site. I had no trouble navigating through all tabs and related info ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, website theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task.

    Responder
  4. Great V I should certainly pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all tabs as well as related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, site theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..

    Responder
  5. Thank you for sharing superb informations. Your website is so cool. I am impressed by the details that you have on this website. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found just the information I already searched all over the place and simply couldn’t come across. What a perfect web-site.

    Responder
  6. whoah this weblog is wonderful i really like reading your posts. Keep up the good work! You understand, many individuals are searching round for this information, you can help them greatly.

    Responder
  7. Thank you for sharing excellent informations. Your site is very cool. I’m impressed by the details that you have on this blog. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found just the information I already searched all over the place and simply could not come across. What a great website.

    Responder
  8. I have been surfing on-line more than three hours these days, yet I never discovered any attention-grabbing article like yours. It is beautiful worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made just right content as you probably did, the web will likely be a lot more helpful than ever before.

    Responder
  9. This is the fitting blog for anybody who needs to search out out about this topic. You notice a lot its nearly arduous to argue with you (not that I actually would want…HaHa). You definitely put a new spin on a topic thats been written about for years. Great stuff, simply great!

    Responder

Deixe um comentário