Daniel 11

Uma interpretação a Daniel 8

A visão de Daniel 11 é uma outra explicação (de Daniel 8) e ela se dá ano 3º do rei persa, Ciro. (Dan. 10:1) E tem a incumbência de acompanhar, interpretar Daniel 8; substituindo o carneiro, o bode, e a ponta mui pequena (de Daniel 8) pelos respectivos reis representantes dessas potências.

Assim sendo: Daniel 8 seria o roteiro; e Daniel 11 a narrativa desse roteiro. E os animais/bestas apresentados em Daniel 8 são agora substituidos pelos reis persas, reis gregos, e rei do sul e rei do norte (desse último se deriva a ponta mui pequena). Por isso mesmo Daniel 11 (tal como Daniel 8) se inicia com o império Medo-Persa, passando depois à Grécia.

Por favor, notemos:

Acaso Daniel 8 não visualiza um carneiro de 2 chifres diante do rio Ulai (representante da Média e Pérsia)? E em seguida não veria um bode peludo (a Grécia) vindo do ocidente, tendo um notável chifre entre os olhos (Alexandre, o Grande)? a vir contra o carneiro (os Persas) e o vence em batalha?

Pois, da mesma forma se ocorre à narrativa em Daniel 11: a qual se inicia (no atual período do rei persa (Ciro), contando (a partir deste rei) quantos reis a Pérsia ainda teria (depois de Ciro) até que se ocorresse a tal batalha (vista e apontada em Daniel 8 – do bode contra o carneiro); e qual dos reis persas se remeteria contra o reino da Grécia (o 4º rei depois de Ciro, conforme a visão.

E esmiúça essa batalha entre (carneiro e bode vista em Daniel 8) acrescentando detalhes.
Quais detalhes???

– Quantos reis a Pérsia teria a contar de Ciro.
– Quantos reis a Pérsia teria até se ocorrer a batalha!
– E qual dos reis persas (depois de Ciro) se voltaria contra o reino grego (em batalha), na qual o rei grego venceria. (Dan. 11:2)

E, Daniel 11 após enunciar o mesmo conflito (entre bode e carneiro) e prenunciar também a vitória Grega, prenuncia também o levante do primeiro rei grego: Alexandre Magno:
“Depois se levantará um rei valente, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver.” (Dan. 11:3)

E, mais:
“Mas, estando ele em pé, o seu reino será quebrado e será repartido para os quatro ventos do céu; mas não para a sua posteridade, nem tampouco segundo o seu domínio com que reinou, porque o seu reino será arrancado, e passará a outros que não eles. ” (Dan. 11:4)

E, Daniel 11 se detém no império grego e sua subdivisão em 4 partes aos 4 ventos – realizando um salto (no tempo e na história) para acompanhar – de onde, de que personagem viria a tal ponta mui pequena (não agora apenas geograficamente, como Daniel 8) mas também pela cronologia do tempo, através do conflito prolongado que se daria entre o rei do sul (e seu príncipe) contra as fortalezas do rei do norte.

Lembremo-nos de que Daniel 8 – mostrava um carneiro de 2 chifres (Medos-Persas) e um bode c/ 1 chifre notável (Grécia) vindo de conflito ao carneiro e o bode quebraria ao carneiro seus 2 chifres, lançando-o por terra e o pisando a pés.

Da mesma forma, Daniel 11 mostra ambos os impérios (Medos-Persas e Grécia) e a guerra entre eles, apontando a devida conquista e vitória grega e o notável crescimento/fortalecimento do seu primeiro rei (Alexandre Magno – conforme a história).

Então, para que se possa compreender melhor o que afirmamos, faremos pequena análise nos dados dos capítulos 10 e 11 de Daniel:

A visão (de Daniel 11) se inicia no capítulo 10; e ocorre no 3º ano de Ciro, rei da Pérsia:
“No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel…” (Dan. 10:1)

E ela informa detalhes precisos do império Medo-Persa (que a história secular não detém); como, por exemplo, quantos reis a Pérsia teria, e qual rei (persa) se remeteria contra a Grécia:

“E agora te declararei a verdade: Eis que ainda três reis estarão na Pérsia, e o quarto acumulará grandes riquezas, mais do que todos; e, tornando-se forte, por suas riquezas, suscitará a todos contra o reino da Grécia.” (Dan. 11:2) 

Então, só para melhor identificar a visão: ela ocorre no 3º ano de Ciro, rei da Pérsia; e é no 1º ano de Ciro, que é dada ordem para se edificar Jerusalém. E a própria visão informa que: após Ciro, a Pérsia teria ainda 3 reis, e um 4º rei (após Ciro), que acumularia riquezas mais que todos, e suscitaria todos contra o reino da Grécia. (Dan. 11:2)

Ora, se a visão ocorre no reinado de Ciro (Dan. 10:1), e após Ciro, a Pérsia teria mais 3 reis, e um 4º rei, o qual suscitaria todos contra o reino da Grécia – então, na verdade, o Império Persa teve 5 reis (no total) a governá-lo:

O primeiro rei, Ciro; depois Artaxerxes; depois Dario; depois um outro Artaxerxes (três reis até então, depois de Ciro) mas, o que se remeteria contra a Grécia, era o 4º rei (depois de Ciro).

Todos os três reis (depois de Ciro, constam na Bíblia (em Esdras e Neemias). Somente o 4º rei persa, após Ciro, é que não consta; e a Escritura declara: o 4º rei é quem se remeteria contra o reino da Grécia.

As respectivas referências bíblicas aos quatro reis persas (contando com Ciro):
Ciro – (o que emite ordem p/ edificar o templo e Jerusalém) – Esd. 1:1-3.
Artaxerxes – (após Ciro, ordena cessar a obra do templo) – Esd. 4:7-24.
Dario – (manda retornar a obra do templo, que houvera cessado) Esd. 4:24 e Esd. 5:3-8 e Esd. 6:1-15.
Artaxerxes II – (permite a Esdras e Neemias subirem a Jerusalém) – Esd. 7:1,7 – Nee. 2:1.

Então, na visão (Daniel 11:2) diz que o 4º rei persa (depois de Ciro) é que investiria contra o reino da Grécia; e o verso seguinte dirá o resultado da investida, dizendo:
“Depois se levantará um rei valente, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver.” (Dan. 11:3)

Isso mostra o desfecho da investida do 4º rei persa (após Ciro) contra o reino da Grécia (Dan. 11:2), resultando na vitória Grega (Dan. 11:3) – o que na verdade ocorre-se historicamente através de Alexandre, o Grande, o primeiro rei grego. (Dan. 11:3)

E este, estando na sua maior força, é quebrado e seu reino se reparte em quatro partes aos quatro ventos do céu; e quatro reinos se levantam em seu lugar (não com o mesmo domínio).

“Mas, estando ele em pé, o seu reino será quebrado, e será repartido para os quatro ventos do céu; mas não para a sua posteridade, nem tampouco segundo o seu domínio com que reinou, porque o seu reino será arrancado, e passará a outros que não eles.” (Dan. 11:4)

A visão de Daniel 11, da mesma forma que Daniel 8 (após apresentar outros detalhes dos impérios Medo-Persa e Grécia) se detém na divisão Grega (não indo mais além), e não menciona o Império Romano; mas realiza um salto no tempo e na história passando a descrever sobre um futuro império representado na visão pelo rei do sul e rei do norte, os quais formam um império dividido; e também esmiúça sobre o futuro poder que se há de levantar exatamente nos últimos dias, ao entrar em vigor a 70ª semana profética (Daniel 9) em seus respectivos 7 anos.

Porém, Daniel 11 já nos mostra fatores antecedentes e imediatos à 70ª semana, quando alude a uma “guerra ou conflito prolongado” que se dá entre os reis do sul e norte: Daniel 10:1.

E o fortalecimento do rei do sul; e de um de seus príncipes (e este príncipe do rei do sul fortalecendo-se mais que o próprio rei do sul), e reinando poderosamente com grande domínio. E, ao cabo de anos, ambos se aliam: o rei do sul e seu príncipe. (Dan. 11:5-6a) Mostrando, não serem, de certa forma unidos, mas contrários. 

E também o Rei no Norte (Dan. 11:6b). E o conflito prolongado estende-se entre ambos os reis (do sul e do norte).

Ora, para não cortarmos a seqüência do estudo, dificultando o entendimento, disponibilizamos nos links abaixo nossa interpretação histórica desses fatos à luz das profecias bíblicas (Daniel); sobre como se deu no decorrer da história tanto o fortalecimento do rei do sul; como o do seu príncipe (este fortalecendo-se mais e com grande domínio) e a aliança entre ambos (rei do sul e seu príncipe). E também o rei do norte:

o Rei do sul.
o príncipe do rei do sul.
o Rei do Norte.

Os links acima procuram mostrar na história, como se dera o fortalecimento do Rei do Sul (que na nossa interpretação, representa a Inglaterra), e também o Rei do Norte (nossa interpreta Rússia); o outro link (o príncipe do rei do sul) é um artigo feito por um cientista político quando analisa e compara a independência dos EUA à do Brasil – e tal artigo nos serve muito de parâmetro – isso é para mostrar como os EUA são o único país no mundo que, nasce Colônia de exploração de uma Metrópole Européia (Inglaterra); e que, por ser Colônia jamais poderia fazer a própria coisa, como o Brasil que nascera Colônia de Portugal e era-lhe sujeito – mas, os EUA de Colônia que era, veio a se tornar a maior Superpotência que o mundo já conheceu (veja o príncipe do rei do sul tornando-se mais forte do que ele…)

Por isso, ao prestarmos atenção aos versos de Daniel 11:5-6a – podemos notar que esta profecia (quanto ao Rei do Sul se fortalecendo-se, e de um de seus príncipes, fortalecendo-se mais que ele, e reinando poderosamente c/ grande domínio, e ao cabo de anos ambos aliando-se); notadamente se cumpre exatamente em ambos países: a Inglaterra, que fortalece-se primeiro; isso desde o século XVII ao XIX passando a conquistar muito poder e dominar, e quase nunca vencida em guerra); e o império britânico estendeu-se em domínio mundo à fora, de ponta a ponta por todos os continentes, até a China (Hong kong e Taiwan), a Índia; e Oceania (Austrália e Nova Zelândia), África, e América do Norte, Central e do Sul.

Quando então, no século XX, é superada pela sua ex-colônia (os EUA), que estrategicamente após se aliarem no século XIX, passa, desde então, a substituí-la e representá-la com um poder maior, até se tornar na maior superpotência que o mundo já conheceu – como se vê até hoje. E é entre os EUA e Rússia que o mundo passa a ser dividido (após a II Guerra Mundial) em dois grandes blocos de governo: O mundo dividido em dois grandes blocos.

E tais dados estão aqui apresentados, para verificarmos se a história verdadeiramente não reflete a precisão profética do que afirmam as profecias; e para analisarmos se a Inglaterra (por um lado) e os EUA (por outro) não se encaixam perfeitamente nas profecia bíblica sobre o (fortalecimento do) Rei do Sul, e seu príncipe (este fortalecendo-se mais que ele, e reinando poderosamente), e ambos se aliando (demonstrando serem antes não aliados; afinal, a independência americana se dá através da guerra).

E de outro lado, a Rússia, em referência ao Rei do Norte (que pela história desde quando se aproxima-se o tempo de elevar-se numa Super Potência mundial) também nunca pôde ser dominada (se bem que Napoleão até tentou, e também Hitler, mas ambos sem sucesso), e sempre se opôs tanto aos EUA quanto à Inglaterra, principalmente após se tornar comunista, sendo mais evidente essa oposição na Guerra Fria, a partir da II Guerra Mundial, quando o mundo foi literalmente dividido em dois grandes blocos de governo e sob ameaça de uma guerra nuclear.

Então a guerra (o conflito prolongado enunciado em Daniel 10:1) se dá entre o Rei do Sul (e seu príncipe) contra as fortalezas do Rei do Norte. E a visão (do capítulo de Daniel 11 – versos 6 a 20) se intercala falando-se da disputa de ambos os reis.

E no verso 21 quando alude a certo homem vil, ao qual não tinham dado a dignidade real, mas que virá e tomará o reino com engano (tal homem vil que se levanta nos domínios do Rei do Norte), esse tal é justamente o “chifre muito pequeno” da visão de Daniel 8. (Dan. 11:21)

Porque a visão de Daniel 11 é o mesmo que Daniel 8; há apenas uma diferença entre as visões: enquanto Daniel 8 apresenta 3 forças representadas por animais e chifres (carneiro de 2 pontas; bode c/ um chifre notável; e o chifre muito pequeno); Daniel 11 também os apresenta unicamente: porém, não por animais ou chifres; mas por reis: os reis persas; os reis gregos; e um certo homem vil que tomará o reino do norte com engano (este é, o chifre mui pequeno de Daniel 8); o qual se levantará nos domínios do rei do norte – e Daniel 11 não passa de ser um interpretação da própria visão de Daniel 8 – e interpreta (para nós) aquilo que foi apresentado em Daniel 8, através de animais e chifres.

E tais detalhes proféticos em Daniel 11 (semelhante a visão de Daniel 8), após falar da divisão grega em 4 partes p/ os 4 ventos do céu (4 pontos cardeais). Daniel 11:4

Salta na história e passa a detalhar sobre o fortalecimento do Rei do Sul (e de seu príncipe: este fortalecendo-se mais do que o próprio rei do sul, e reinando poderosamente); e o Rei do Norte (e isso, nada têm a ver com o império Grego, nem dinastia selêucida ou ptolomaica).

Pois a visão obedece a um período específico de cobertura – e visa somente mostrar e interpretar os eventos apresentados na visão de Daniel 8: o carneiro; o bode; e a ponta mui pequena. A saber: os impérios mundiais e poderes a se levantarem no mundo durante o período de contagem das 70 semanas determinadas sobre Jerusalém e os judeus, a partir da ordem de sua edificação, até o Messias; na época do império persa, a 450 anos antes de Cristo.

E que, devido as 70 semanas estarem estabelecidas a se cumprirem na seguinte ordem e divisão: 7 semanas + 62 semanas até o Messias ser cortado em Jerusalém, a término das 62 semanas – e a cidade e o santuário serem destruídos – após as 62 semanas – e tais acontecimentos ocorrem – sem que a 70ª semana fosse contabilizada (pois são enunciados unicamente nos versos de Daniel 9:25-26.

Mostrando que a 70ª semana da profecia é futura – por isso mesmo é que a visão (por obedecer a esse critério de intervalo e período profético específico – por isso mesmo só se fala nos capítulo de Daniel 11 dos impérios Medo-Persa e Grécia – passando depois a descrever (tal qual a visão de Daniel 8) de um futuro tempo nas proximidades da 70ª semana profética – quando alude a um conflito prolongado, realizado entre o Rei do Sul (e o seu príncipe) contra o Rei do Norte – conflito esse que vai nos apresentar a ponta mui pequena.

Em tal conflito entre o Rei do Sul e Rei do Norte, é que levantará (nos domínios do Rei do Norte) o chifre muito pequeno, lembrando que a visão de Daniel 11, do verso 21 (em diante) ao citar um certo homem vil, ele é o chifre mui pequeno (de Daniel 8) do qual se diz:

“Depois se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a dignidade real; mas ele virá caladamente, e tomará o reino com engano.” (Dan. 11:21) “E com os braços de uma inundação serão varridos de diante dele; e serão quebrantados, como também o príncipe da aliança.” (Dan. 11:22)

O homem vil (de Daniel 11:21-22) que toma o reino (do norte) c/ engano, diante do qual (todos são quebrantados, como também o príncipe do concerto); esse é o chifre muito pequeno (de Daniel 8) como também o chifre pequeno (de Daniel 7).  E Daniel 11 é só para interpretar-nos a visão de Daniel 8.

Ele é o príncipe que há de vir em Daniel 9. (Dan. 9:27)
Então, em Daniel 11, a partir do verso 21 até o final do capítulo – só descreve dos feitos desse, mostrando o que ele há de fazer:

Então temos:
Se levantará nos domínios do Rei do Norte (a Rússia). Dan. 11:21-22
Assenta-se a uma mesma mesa c/ o Rei do Sul, e falarão a mentira. Dan. 11:27
Terá seu coração contra o santo concerto (santa aliança). Dan. 11:28 e 30 – (esse santo concerto é o mesmo concerto citado em Daniel 9:27)

E tirarão o contínuo sacrifício estabelecendo a abominação desoladora. Dan. 11:31
Mas, o povo que conhece o seu Deus se tornará forte e fará proezas. (Dan. 11:32)

“E os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia cairão pela espada, e pelo fogo, e pelo cativeiro, e pelo roubo, por muitos dias.” (Dan. 11:33)
“E alguns dos entendidos cairão, para serem provados, purificados, e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda para o tempo determinado.” (Dan. 11:35)

Rei do Norte:
“E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.” (Dan. 11:36)

Não terá respeito a nada (nem ao Deus de seus pais, mostrando ser um judeu):
“E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá.” (Dan. 11:37)

Auxílio de um deus estranho:
“Com o auxílio de um deus estranho agirá contra as poderosas fortalezas; aos que o reconhecerem multiplicará a honra, e os fará reinar sobre muitos, e repartirá a terra por preço.” (Dan. 11:39)

Guerra contra o rei do sul:
“E, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele, e o rei do norte se levantará contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nas suas terras e as inundará, e passará.” (Dan. 11:40)

“E entrará na terra gloriosa, e muitos países cairão…” (Dan. 11:41)
“Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.” (Dan. 11:44)
“E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra.” (Dan. 11:45)

Consulte também: As Visões de Daniel

( última alteração – 24/10/2016 )

<  Estudo anterior

2300 TARDES E MANHÃS

Próximo estudo  >

DANIEL 12 / APOCALIPSE 12

31 comentários em “Daniel 11”

  1. Nice post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!
    Very helpful info particularly the last part 🙂 I care for
    such information a lot. I was looking for
    this certain info for a long time. Thank you and best
    of luck.

    Responder
  2. Thanks for ones marvelous posting! I truly
    enjoyed reading it, you might be a great author.I will remember to bookmark your blog and definitely will come back from now on. I want to encourage one to continue your great job, have a nice evening!

    Responder
  3. Just wish to say your article is as amazing. The clarity in your post
    is simply great and i can assume you’re an expert on this subject.

    Fine with your permission allow me to grab your feed to keep updated
    with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable
    work.

    Responder
  4. With every little thing that seems to be developing within this specific subject matter, your opinions happen to be relatively refreshing. On the other hand, I am sorry, because I do not give credence to your entire strategy, all be it radical none the less. It would seem to everyone that your remarks are not completely justified and in reality you are yourself not entirely certain of your argument. In any event I did appreciate reading it.

    Responder
  5. of course like your web-site but you need to check the spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to tell the truth nevertheless I will surely come back again.

    Responder
  6. A person essentially help to make seriously posts I would state. This is the very first time I frequented your website page and thus far? I amazed with the research you made to create this particular publish amazing. Wonderful job!

    Responder
  7. Hello! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came to look it over. I’m definitely loving the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers! Great blog and brilliant style and design.

    Responder

Deixe um comentário