Cativeiro Judaico na Babilônia

Quanto tempo Israel permanece cativo na Babilônia ?

O texto bíblico claramente diz: Israel é mantido cativo na Babilônia 70 anos; mas esses 70 anos só começam a se contarem após Jerusalém ser completamente destruída e os judeus todos expulsos da terra.
Só após isso é que a terra ficaria deserta, em repouso e espanto (nos 70 anos preditos).

Jeremias 25.11
“E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos.”

II Crônicas 36:21
“Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.” 

II Crônicas 36:19-22
“Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão.
E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para Babilônia. 
E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.
E os que escaparam da espada levou para Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.
Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:”

A terra só iniciaria seu descanso de 70 anos, após a destruição completa de Jerusalém, e após os judeus terem sido deportados à Babilônia. Assim então é que a terra se torna deserto e espanto, e os 70 anos se contam. E a cidade é invadida e destruída, seus muros são derrubados pelas tropas de Nabucodonosor com a conseqüente deportação de judeus à Babilônia; é nessa condição que os 70 anos de castigo se contabilizam (e não antes), como também o tempo de cativeiro em terra estranha é contado. Conforme profetiza Jeremias:

Jeremias 25.11
“E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos.”

Jeremias 25.12
“Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.

Jeremias 29.10
“Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.”

Daniel 9.2
“No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

Ou seja, as desolações de Jerusalém deveriam se cumprir por 70 anos.
E, não só Jerusalém, mas o Egito e uma ruma de nações também seriam desoladas, conforme Jeremias: 25:11-30

<  Estudo anterior

 

Próximo artigo  >

A EDIFICAÇÃO DE  JERUSALÉM